sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Guia prático pra usar na costureira

Não sei se por ter crescido em interior ou por ser virginiana (perfeccionista), mas eu sempre tive um hábito que eu não vejo muito nas pessoas em Natal: ir à costureira


Eu acho infinitamente melhor mandar fazer as coisas na costureira do que comprar na loja, além das roupas ficarem exatamente do jeito que você quer, você gasta bem menos e tem muito mais possibilidades! Lógico que se for uma peça que vale a pena, como uma calça jeans por exemplo, vale a pena investir, mas eu vejo muita gente por aí dando 200 reais numa blusa que mandando fazer ficaria do mesmo jeito - ou melhor.
Então, baseada na minha experiência, vim aqui dar algumas diquinhas pra quem tem esse costume de ir à costureira - e pra quem não tem, aderir já! 

1- Escolha uma costureira de confiança - Antes de tudo, você precisa saber que a costureira te entende e que vai fazer o possível pra que a roupa chegue o mais perto possível do que você quer. Não que vai só fazer o que ela quer do jeito que ela quer e ganhar seu dinheiro. Essa é uma relação de confiança que você precisa ter antes de qualquer coisa.

2- Leve fotos das peças que você quer (ou uma peça igual pra tirar o molde) - Digo isso porque, por mais que você explique meticulosamente e ela diga que está entendendo, pode ser que o resultado fique diferente e você fique frustrada. Isso já aconteceu comigo várias vezes. Por isso, é melhor levar as fotos pra ela saber exatamente do que se trata.

3- Não invente peças mirabolantes demais - Eu quando era adolescente, era metida a saber desenhar e inventava umas roupas loucas com uns decotes mirabolantes e levava pra a costureira fazer. Resultado: A chance de dar errado era gigante (na maioria das vezes, dava). Então, a não ser que você tenha recebido o espírito do McQueen, eu aconselho a fugir dos acessos de criatividade e se ater ao real, concreto e já tentado.

4- Não tenha pressa. Tire todas as medidas, converse muito sobre o que você quer, pergunte a ela o que ela acha e sobre caimento. Às vezes você acha uma coisa, mas ela como obviamente entende mais do que você vai dar a opinião dela e saber como fica melhor. 

5- Vá à costureira antes de comprar os tecidos - A costureira vai saber te dizer exatamente de quantot tecido você vai precisar pra cada peça. Se você for direto na loja e perguntar de quanto tecido vai precisar pra tal peça, pode ser que a vendedora dê um jeito de te enganar e dê mais tecido. Resultado: Vai ficar um monte de tecido sobrando.

6- É melhor sobrar do que faltar - Quando for tirar as medidas, no caso de ser uma saia, deixe sempre uns dois dedos a mais do tamanho que você realmente quer. Aí quando você for tirar a prova você diz o tamanho que realmente quer. Porque depois que ficar curta demais, não vai ter jeito. 

7- Escolha peças clássicas - Não adianta ir na costureira e mandar fazer uma blusa de um ombro só roxa que você viu a menina usando na novela e provavelmente só vai usar uma vez. Escolha uma peça que seja curinga e que provavelmente você vai usar muito. Dica: camisa branca, saia preta, vestido de renda preto.

8- Tire um tempinho e dê uma analisada no seu guarda-roupa, veja os blogs, revistas, analise as combinações possíveis. Ouse. Crie. Inove! Pense que com o dinheiro de comprar uma blusa só você vai ter um monte de peças novas pra fazer diferentes combinações.

E então? Gostaram do guia?? Com essas dicas, vocês já estão prontas pra arrasarr nos looks e repetir cada vez menos roupas hein! haha

:***



4 comentários:

  1. Adorei a dica ^^

    Beijos,
    http://placestyle.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Vai ser perdendo esse tipo de hábito. E ao mesmo tempo, fica difícil encontrar uma costureira capaz de fazer uma roupa descente. :/

    http://geleiadexuxu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi sou costureira e achei lindo ver que existem pessoas que realmente nos valorizam. obrigada bjs!!

    Alessandra
    http://ateliedaale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. oi lindo seu trabalho e todo conteudo do blog parabens
    renato

    ResponderExcluir